A Sustentabilidade e o Papel dos Fundos de Pensão

A Sustentabilidade e o Papel dos Fundos de Pensão

Abrapp: Seminário sobre Sustentabilidade
4º Seminário A Sustentabilidade e o Papel dos Fundos de Pensão no Brasil
Desafios não faltam, especialmente para um sistema obrigado a se mostrar estável e sustentável por um horizonte de tempo contado em muitas décadas. O Secretário-Adjunto de Políticas de Previdência Complementar, José Edson da Cunha Júnior, explica o quanto é desafiante para os gestores de fundos de pensão uma conjuntura que combina maior longevidade, inflação dos preços da saúde superior à curva do crescimento salarial das empresas, queda dos juros e aumento do custo com a gestão mais especializada e naturalmente mais cara dos investimentos. José Edson vai oferecer uma visão geral acerca de tudo isso na palestra magna que irá apresentar abrindo o  4º Seminário A Sustentabilidade e o Papel dos Fundos de Pensão no Brasil, em 11 de junho, no Rio de Janeiro.
A palestra de abertura terá como tema os “Desafios da Previdência Complementar Fechada  sob a Ótica da Sustentabilidade” e nela José Edson vai rechear de números hipóteses combinando igual ou maior nível de benefícios, diferentes alocações de ativos e consequentes variações no valor dos benefícios futuros, sem perder de vista que se gasta cada vez mais com a saúde.
Do ponto de vista da agenda com que se lida hoje, tal temática não poderia ser mais oportuna. E o grau de especialização dos expositores tampouco poderia ser maior, sendo que alguns deles virão até do exterior.
Entre os outros pontos altos do evento estão a  ativa participação da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Secretaria de Políticas de Previdência Complementar (SPPC) e o painel sobre os caminhos que podem aproximar as entidades dos investimentos sustentáveis, ainda mais atraentes hoje não só porque sabidamente tendem a oferecer retornos na média maiores, mas também porque nunca estivemos antes tão precisados de buscar ativos menos convencionais. Mais informações e inscrições: http://sistemas.abrapp.org.br/educaprev/eventos/sustentabilidade.htm  (Diário dos fundos de Pensão) – maio de 2013