Aprenda a gerir sua carreira e aumente sua empregabilidade

Aprenda a gerir sua carreira e aumente sua empregabilidade

Com um breve histórico de sua própria carreira e um filme que retrata a velocidade das mudanças no mundo atual, a diretora da área de Transição e Gestão de Carreira da Right Management, Matilde Berna, iniciou sua apresentação aos participantes do I Seminário de Educação Financeira.

Ela ponderou que, com base em sua experiência profissional nos últimos 15 anos em que atua nessa função, verificou que somente cerca de 5% dos executivos que atende sabem para onde desejam direcionar sua carreira. “É um número muito pequeno para um tema tão antigo, mas com uma importância tão recente. Por que será que é tão difícil pensar e falar em planejamento e gestão de carreira?”, frisou.

Matilde fez uma analogia para conduzir sua palestra: disse que a carreira também precisa ser encarada como um patrimônio. “A carreira e a questão financeira estão intimamente ligadas. E tudo o que foi dito aqui até agora tem a ver com carreira e com finanças. Eu preciso de dinheiro para investir na minha carreira e, se eu não fizer isso, não o terei. Por isso ela precisa ser encarada como um patrimônio. É um bem único e próprio, não pode ser delegado a outra pessoa nem a uma organização. A decisão tem que estar na sua mão, a exemplo do que acontece com os fundos de pensão e com o planejamento financeiro”, afirmou.

Vida financeira e carreira têm semelhanças

Bens materiais, família e carreira são três itens que precisam ser construídos, segundo Matilde. Para tanto, precisamos ter grandes objetivos, ter foco, fazer escolhas o tempo todo, planejar e fazer gestão. Com esse enfoque, ela colocou que o que ocorre com a carreira não difere muito do que foi dito a respeito da educação financeira.

Os passos para ter uma vida financeira saudável e para ter uma carreira saudável são praticamente os mesmos, porém no último caso há uma infinidade de fatores a avaliar e decidir muito maior. A construção da carreira é o caminho que você faz somando todas as suas experiências. Uma carreira bem construída constrói a própria pessoa: a imagem, a reputação, o caminho que você quer seguir.

O desenvolvimento de carreira depende do investimento feito nela, que começa no momento em que a pessoa entra na universidade. O atual ambiente de mudanças, extremamente competitivo, faz com que não possamos parar de estudar, de aprender, de conhecer, de interagir com as pessoas, de ter novas experiências e novos desafios. A necessidade de inovação e de resultados faz com que esse investimento tenha que ser constante. Se quero continuar ativo e gerando resultados, tenho que me preocupar em desenvolver. A forma como eu faço isso é que muda ao longo do nosso ciclo de vida.

Outros dois pontos importantes são a empregabilidade, ou seja, a capacidade de se manter apto e valorizado para o trabalho, e empreendedorismo, que é a capacidade de criar, de inovar, de enxergar possibilidades. O empreendedorismo hoje é tão importante que ele não se atém à definição de quem quer abrir uma empresa, mas também envolve encarar a carreira como um negócio. Sua carreira é o seu negócio.

A gestão de carreira depende ainda de se ter em mente três visões: olhar para si, para o ambiente e para o mercado. Nesse contexto, é vital um processo dinâmico e contínuo de avaliação e análise, que envolve um constante autoconhecimento (quais são meus pontos fortes, meus valores?), análise do ambiente de carreira, escolhas, planejamento e estratégia e avaliação.

É com base nessas constantes avaliações que vamos pensar no que queremos profissionalmente, porque tudo muda e sempre, inclusive nossos motivos e motivações. As fases da carreira vão depender, também, fundamentalmente, do nosso momento de vida. Todo planejamento exige reflexão, análise e visão de futuro.

Para Matilde Berna, a busca pelo desenvolvimento, sucesso e realização é universal, mas é preciso atitude e preparo para chegar lá. “Cada um precisa saber aonde quer chegar, e traçar seu plano de ação em prol de sua carreira”, finalizou.

 

 

Vida financeira e carreira têm semelhanças