ECONOMIA | Brasil: Rating Brasil “em análise”

ECONOMIA | Brasil: Rating Brasil “em análise”

Moody'sMoody’s: Risco à manutenção de nota do país
O analista sênior da Moody’s, Mauro Leos, afirmou que a agência de classificação de risco está em dúvida se as condições econômicas, financeiras e fiscais do Brasil são suficientes para manter a perspectiva positiva para o rating país, atualmente em “Baa2”. Segundo Leos, o crescimento baixo da economia nos últimos três anos e a tendência de crescimento da relação dívida/PIB pesam na avaliação.
“Há expectativa de que, apesar de alguma recuperação, o crescimento será fraco este ano. Será difícil voltar para o patamar de 3%”, afirmou. Segundo ele, a equipe da Moody’s está se perguntando se há problemas nos fundamentos da economia que estão reduzindo o crescimento potencial do Brasil.
Quando reafirmamos a perspectiva positiva no ano passado, sabíamos que o crescimento seria fraco neste ano, mas atribuíamos isso a fatores cíclicos”, afirmou.
Outro fator negativo na economia brasileira é a questão fiscal, que tem grande peso na nota. “A relação entre dívida e PIB do Brasil, apesar de ser uma das mais altas entre os países com esse rating, vinha caindo. Mas no ano passado ela subiu, o que surpreendeu.” Segundo Leos, há indícios de que a taxa não vai cair e pode até continuar a subir.
“Se houver indícios de que a relação dívida/PIB pode cair este ano, isso pesará a favor da manutenção da perspectiva positiva”, disse. A próxima revisão do Brasil deve ocorrer nos próximos dois ou três meses, segundo ele.
No início do mês, a Standard and Poor’s rebaixou a perspectiva do rating brasileiro (BBB) de estável para negativa, citando a decepção com a taxa de investimentos, o baixo crescimento e a política fiscal expansionista.  Fonte: Valor Online  | Gestor de conteúdo JSANTOS Consultores: Jusivaldo Almeida dos Santos