Finanças: Gestores devem incentivar poupança dos investidores

Finanças: Gestores devem incentivar poupança dos investidores

Porquino$IProfissionais discutiram temas importantes para a indústria brasileira de fundos como novos marcos regulatórios, agenda tributária e educação financeira.
Para Robert van Dijk, vice-presidente da ANBIMA, uma das conclusões importantes do 7º Congresso de Fundos de Investimento foi a necessidade de educação financeira.
Os gestores de fundos precisam ajudar os investidores a poupar cada vez mais cedo, aplicar uma parcela maior do seu rendimento e alongar os horizontes das aplicações.  A orientação é do economista, filósofo e escritor Eduardo Giannetti, também professor do Insper, que fez a palestra de encerramento do 7º Congresso ANBIMA de Fundos de Investimento, que contou com cerca de 1.111 participantes. Giannetti falou sobre o bom momento económico do país e como essa fase pode ter reflexos positivos na indústria de fundos, que cresceu 67,5% nos últimos quatro anos.
“O Brasil conseguiu conquistar uma robustez macroeconómica com capacidade para absorver choques externos, como a crise mundial de 2008, e garantiu mobilidade social a 40 milhões de habitantes, que saíram da linha de pobreza”, diz. “A recessão nos atingiu em um momento forte no mercado doméstico, com alto nível de emprego, políticas sociais e acesso ao crédito”.
Apesar disso, ele destacou a importância de o brasileiro poupar mais e por mais tempo devido ao atual cenário de arrefecimento da economia e à recente alta da inflação. Fonte: Funds de people