Pesquisa da Valia identifica alta demanda por plano voltado para familiares

Pesquisa da Valia identifica alta demanda por plano voltado para familiares

Uma pesquisa realizada pela Fundação Valia identificou forte demanda dos atuais participantes ativos e assistidos pela adesão de familiares em um novo plano de benefícios a ser oferecido pela entidade. O resultado apontou que 79% dos participantes têm interesse em inscrever pelo menos um familiar no plano instituído que está em processo de estruturação pela Valia.

A pesquisa foi realizada com 5 mil participantes, que foram contatados via e-mail. A Valia possui atualmente 115 mil participantes ativos e assistidos. Outra informação coletada pela enquete apontou que apenas 28% dos familiares dos participantes mantêm planos de previdência em outras instituições financeiras. O restante, ou seja, 72% não possui a cobertura da previdência complementar.
“Sem nenhuma dúvida, o levantamento aponta uma forte demanda de nossos participantes para estender aos familiares os bons resultados de nossos serviços. Acredito que esse alto interesse é reflexo da credibilidade que a Valia alcançou ao longo de muitos anos de gestão eficiente e transparente”, diz Edécio Brasil (foto), Diretor Superintendente da entidade.
De acordo ao dirigente, os atrativos de se aderir a um plano administrado pela Valia é que a entidade fechada não possui finalidade lucrativa e todo o resultado dos investimentos é revertido para o plano. Além disso, a fundação tem se destacado pela distribuição de superávit ao longo dos últimos 11 anos. São vantagens que se destacam na comparação com planos abertos administrados por bancos e seguradoras, que possuem fins lucrativos e altas taxas de carregamento e gestão.
Grupo de trabalho – Atualmente, a entidade possui um grupo de trabalho (GT) que se dedica à elaboração do regulamento e estrutura de um novo plano instituído que será voltado aos familiares de participantes. Será um plano do tipo de contribuição definida (CD) puro, portanto, sem risco atuarial. O projeto prevê a participação da Abrapp como instituidora setorial. Em todo caso, a administração do plano será realizado pela própria Valia.
O GT trabalha ainda no desenvolvimento de soluções de tecnologia digital para a gestão do novo plano. “O diferencial de nosso plano família será a tecnologia, 100% digital, que permitirá total transparência, agilidade e custo baixo para o gestor e para os participantes”, comenta o Diretor Superintendente da Valia.
Para os atuais patrocinadores da Valia, o crescimento do número de participantes e das reservas também trarão vantagens. O principal benefício será a diluição dos custos do Plano de Gestão Administrativa (PGA) que será obtido com o ganho de escala. Em uma estimativa simples, se todos os 79% que demonstraram interesse no novo plano realizarem a adesão de pelo menos um familiar, haverá incremento de 90 mil novos participantes.
O potencial de adesão, porém, é ainda maior que esta estimativa. Os dados da pesquisa apontam que 31% tem um dependente; 37% mantêm dois dependentes; 22% têm três dependentes; e 11% apresentam quatro ou mais dependentes. Na média, cada participante possui dois dependentes.
Fonte: ABRAPP