"PREV-SAÚDE" E "FLEX-SEGURIDADE" AINDA EM 2013

"PREV-SAÚDE" E "FLEX-SEGURIDADE" AINDA EM 2013

abrapp“PREV-SAÚDE” E “FLEX-SEGURIDADE” AINDA EM 2013
Colocada diante dos desafios gerados pela queda rápida dos juros, a grande maioria dos planos está conseguindo não apenas se preocupar com a remuneração dos ativos, mas sabendo também olhar para o passivo. A situação desse ponto de vista, portanto, é razoavelmente tranquila. O autor do comentário, José Roberto Ferreira, Diretor de Análise Técnica da Previc, acha contudo que apesar disso os fundos de pensão têm algo urgente a fazer: “precisam investir mais em governança, controles e de modo geral em gestão baseada em risco”, observa.
E tudo isso, continua Ferreira, pensando em crescer no grau de eficiência. A ideia é que, fazendo tudo melhor, as entidades consigam compensar no todo ou em parte o que de certo modo perderam com o fim dos juros altos.
Um sistema forte, claro, tem melhores condições de crescer. E o Estado faz a sua parte no fomento não só levando as entidades a tornarem-se mais e mais eficientes, mas também ajudando a mostrarem-se crescentemente atrativas, oferecendo novos produtos.
Nesse sentido, ele acredita que o “Prev-Saúde”, um plano capitalizado de acumulação de reservas para custeio da saúde administrado por fundos de pensão, deverá estar operacional ainda em 2013. Provavelmente o mesmo acontecerá com o “Flex-Seguridade”, um produto hiper flexível de desenho bastante livre. Fonte: Diário dos Fundos de Pensão, 09 de maio de 2013