Novembro Azul: Homens também devem cuidar da saúde

Novembro Azul: Homens também devem cuidar da saúde

jusivaldo-postPor Jusivaldo Almeida

Educador Financeiro & Previdenciário
O movimento Novembro Azul teve início na Austrália, em 2003, por conta do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata (17 de novembro). A partir daí, muitas instituições aderiram a essa causa para chamar a atenção do homem para a importância da prevenção e da detecção precoce desse tipo de câncer.
Como no Outubro Rosa (dedicado à conscientização do câncer de mama), alguns monumentos também apresentam sua iluminação mudada para a cor azul durante o mês de novembro.
Saúde também é coisa de homem, por isso apoio a causa. Nosso maior desafio é romper a resistência dos nossos amigos homens em fazer o exame preventivo, que ainda hoje é um tabu. Os especialistas da área dizem que o câncer de próstata é raro antes dos 40 anos de idade, e o risco sobe rapidamente após os 50 anos.
Os dados do Instituto Nacional de Câncer mostram que, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele. Já quando olhamos o número de falecimentos, o câncer de próstata mata 1 homem em cada grupo de 36, causando mais óbitos que o câncer de pulmão.
Lembre-se, o câncer de próstata tem tratamento!  Quanto mais precocemente o tumor for identificado, maiores serão as chances de cura.
Procure seu médico, faça um diagnóstico, arrume tempo para esse assunto tão importante. Descubra como se cuidar para viver mais e melhor todos os momentos de sua vida.
Boa sorte!
 

Tags:
No Comments

Post A Comment