É melhor: INSS ou Previdência Privada?

É melhor: INSS ou Previdência Privada?

Aposentados IIIPara especialista mesmo com as limitações, o contribuinte não deve desprezar o INSS
A dúvida de muitos profissionais autônomos (que também se estende a outros trabalhadores), se o INSS é menos vantajoso do que os planos de previdência privada, se dá devido a falta de credibilidade do sistema regido pelo Ministério
da Previdência Social e também pelas possíveis mudanças das regras de aposentadoria.
Mas, segundo o professor da Universidade FUMEC, André Pires de Miranda, a contribuição para o INSS ainda é uma grande oportunidade de sustentabilidade na aposentadoria. Tudo isso devido aos benefícios sociais associados ao INSS:
auxílio-doença, salário maternidade, aposentadoria por invalidez, pensão por morte, dentre outros.
O professor afirma que além dos benefícios sociais, ainda há uma vantagem econômica, se comparado aos atuais planos de previdência privada comercializados no mercado.
“Um contribuinte, do sexo masculino, que iniciou sua vida profissional aos 20 anos, terá direito à aposentadoria por tempo de contribuição aos 55 anos. Caso o benefício dele seja de um salário mínimo, ele recupera o valor investido em 37
meses”, explica André Pires.
Pelas contas do professor, se a contribuinte for mulher e também estiver na modalidade tempo de contribuição, a recuperação do investimento será feita em 45 meses.
Os cálculos do educador apontam que para um valor de benefício equivalente ou próximo do teto máximo, o tempo de recuperação se estende para 78 ou 86 meses, com ganho econômico equivalente a 1,77 ou 2,0 vezes o valor total da
contribuição.
Caso o cidadão contribua para um plano de previdência complementar, iniciando também aos 20 anos, mantendo-se o mesmo tempo de contribuição para o INSS, isto é, 30 ou 35 anos, com os mesmos valores pagos ao Instituto, o tempo de retorno do investimento seria de aproximadamente 264/266 meses sem qualquer ganho econômico em nenhuma das possibilidades analisadas.
Para André Pires de Miranda “o cidadão, mesmo com as limitações do INSS, não deve desprezar o INSS já que os resultados indicam que é um excelente plano de previdência”, finaliza. Fonte: (O Debate)