INSS faz propaganda da previdência privada

INSS faz propaganda da previdência privada

Aposentados IVA previdência privada dos bancos e seguradoras- dos famosos planos PGBLs e VGBLs- faz muita propaganda em revistas, jornais, televisão e até em campo de futebol.
Mas o maior propagandista dela é o INSS. Isso mesmo: a previdência social.
É que a recorrente redução das maiores aposentadorias oficiais, em número de salários mínimos, faz com que as pessoas busquem alternativas.
Na década de 1.970, o INSS pagava 20 salários de aposentadoria máxima. Caiu para 15 salários na década de 80, 10 nos anos 90, 7,5 nos anos 2.000 e hoje, por lei, ninguém ganha mais que 6,1 salários.
Outro dado aterrador é que 70% dos 27 milhões de aposentados e pensionistas do INSS ganha só um salário mínimo.
A persistir a política de correção anual do salário mínimo- que é a soma da inflação do ano anterior mais o crescimento do PIB de dois anos antes-, quem se aposentar pra lá de 2.035- ou seja, muita gente do mercado de trabalho atual- vai ganhar no máximo 3 salários, ou R$ 2.034,00 em dinheiro de hoje.
Se você imagina, no final da carreira, ganhar mais que isso só há dois caminhos: ter também uma previdência privada ou trabalhar até morrer.
Não é por outra razão que a previdência privada aberta arrecadou R$ 70 bilhões em 2.012, 32% a mais que em 2011.  Fonte: CBN