MULTIMERCADOS ESTRUTURADOS: Boa notícia para os fundos de pensão

MULTIMERCADOS ESTRUTURADOS: Boa notícia para os fundos de pensão

AlvoMULTIMERCADOS ESTRUTURADOS: APOSTA CERTA Investidores de longo prazo, é com certeza uma boa notícia para os fundos de pensão o fato de  os fundos de investimentos em que alocam os seus recursos, no segmento dos multimercados estruturados, estarem apresentando um desempenho continuamente superior aqueles que integram um dos principais indicadores de mercado da Anbima.
A medida desse bom desempenho é dada pelos fundos multimercado estruturado que compõem o IGI – Indicadores de Gestão de Investimento, produzido pela Abrapp em parceria com a Netquant e a Towers Watson, sendo a comparação feita com as carteiras que integram o IHFA – Índice de Hedge Funds da Anbima.
“A verdade é que nos últimos cinco anos a rentabilidade anualizada dos fundos do IGI, no segmento de multimercado estruturado, bate a das carteiras do IHFA e isso em quase todas as classes”, sintetiza Marcelo Nazareth, diretor da Netquant.
O quadro a seguir mostra isso muito claramente:

Classificação ANBIMA
Fundos IGI
 
Fundos IHFA
 
Número
  de Fundos
Rentabilidade
(%  a.a.)
Número
de Fundos
Rentabilidade
(% a.a.)
Long And Short -  Direcional
3
14.26%
7
13.62%
Long And Short -  Neutro
4
12.36%
5
11.80%
Multimercados com RV com Alavancagem
-
-
1
10.81%
Multimercados  Estrategia Especifica
2
18.80%
4
16.10%
Multimercados Juros e  Moedas
-
-
1
9.32%
Multimercados Macro
4
20.77%
23
13.70%
Multimercados Multiestrategia
13
12.10%
29
12.23%
Multimercados Multigestor
2
11.87%
-
-
Previdência Multimercados
1
10.53%
-
-    

 O IGI aponta que praticamente todo o segmento da renda fixa conservadora possuia alocação em títulos ligados à inflação. No segmento de multimercados, por outro lado, o destaque em 2013 tem sido os fundos com alguma exposição cambial e baixa exposição em títulos ligados à inflação.
É evidente também uma importante saída de recursos do segmento Renda Fixa Agressiva no primeiro semestre de 2013. Percebe-se um saque quase generalizado, em razão dos fracos resultados, entre outros das NTN-B, fruto em boa parte da subida das taxas. Os investidores provavelmente retornaram para a renda fixa conservadora, provavelmente como carteira própria, uma vez que o IGI não detectou tal movimento.
Fonte: Diário dos Fundos de Pensão