Por mais livrarias. Por mais cultura.

Por mais livrarias. Por mais cultura.

Por que o Brasil está perdendo suas livrarias e leitores?

Por Jusivaldo Almeida

Como escritor, penso que o motivo seja a falta de estímulo ou de estrutura. Ou, talvez fatores sociais e políticos   #EuApoioAsLivarias

Precisamos de mais livrarias, tais como  “A Livraria Cultura, Livraria Saraiva, Livraria Simples, Miuda, Pe de Livro, Livraria Cabeceira, Megafauna, Mandaria,” e tantas outras que se empenham diariamente na venda de livros. A questão aqui não é o porte da livraria (grande, média ou pequena). E sim a questão da “Cultura do povo brasileiro” dos “Programas de Governo”.

As livrarias fazem parte da história dos leitores, escritores, livreiros, bibliotecários, contadores de histórias, editoras e suas instalações precisam continuar a existir.

Escolher #ler um livro, é escolher ter a experiência com a sensação tátil das páginas, sentir o cheiro e a textura do papel, o livro impresso é experienciar novos caminhos  cognitivos. Ler histórias para crianças com um livro na mão, pode se fazer registrar uma lembrança muito saudável para elas.

É verdade…

No Brasil lemos pouco, se compararmos a outros rankings de leitores de outros países.

O valor de um livro impresso ainda é caro para popularizar, e o digital muitas vezes é restrito ao público mais carente.

É verdade também que muitos de nós dizemos não ter tempo para leitura, mas temos muito tempo para outras distrações como usar a internet, acessar WhatsApp, redes sociais e assistir filmes e TV em casa.

Tá tudo certo, são escolhas!

Mas, creio que os pais, professores, amigos devem continuar motivando a leitura.

Por fim, defendo políticas públicas que tragam investimentos nos profissionais formadores do hábito de leitura em todo ciclo da vida social.

Com isso, creio que as livrarias brasileiras deveriam ter atenção e socorro financeiro estruturado do Governo.

E você, o que acha?

#pormaislivros #pormaiscultura #livros #livrarias #cultura #leitura