Previc discute boas práticas de auditorias interna e independentes para EFPCs

Previc discute boas práticas de auditorias interna e independentes para EFPCs

icA Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) realizou na última sexta, 24 de agosto, em Brasília, o Seminário: “Boas práticas de Auditoria Interna e Independente” para entidades fechadas (EFPCs). O objetivo foi compartilhar experiências em auditoria nas principais entidades e colher subsídios para elaboração de um guia de melhores práticas sobre o tema.
O Diretor Superintendente substituto da Previc, Fábio Coelho, destacou que as auditorias internas apoiam as linhas de defesa das entidades e fortalecem os aspectos da Supervisão Baseada em Risco (SBR). Fábio ressaltou a importância de uma maior evolução na cultura da governança e respeito aos processos decisórios nas entidades. O Diretor de Fiscalização e Monitoramento da Previc, Sérgio Djundi Taniguchi, falou da relevância da supervisão prudencial, com a implantação da SBR, que trouxe uma mudança de paradigma no modelo de fiscalização da Autarquia. Ricardo Cavalcanti, do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), citou os principais aspectos do novo relatório do auditor independente.
Em seguida foi realizado um painel sobre auditoria interna em EFPCs, mediada pelo Coordenador Geral de Inteligência e Gestão de Riscos, Lúcio Capelletto. A sessão contou com a participação de Arilson Gonçalves, Gerente de Auditoria e Controle da Centrus; Marcos Alexandre Teixeira, Auditor-Chefe da Previ; Elíbio Estrela, Gerente de Auditoria da Funcef; e Antônio Drumond, Coordenador de Auditoria da Funpresp-Exe. Ao final, Christian Catunda, Diretor de Orientação Técnica e Normas da Previc, reforçou os principais pontos destacados durante o evento e fez suas considerações finais.
 
Fonte: Acontece | ABRAPP

Tags: