Somente fundos DI e renda fixa batem CDI no ano

Somente fundos DI e renda fixa batem CDI no ano

InvestimentosApenas três dos 21 tipos de fundos superam no ano, até 17 de janeiro, o Certificado de Depósito Interfinanceiro (CDI). O referencial para aplicações conservadoras acumula no período 0,45%, superado somente pelos fundos DI, renda fixa e renda fixa crédito livre. Os dados são da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).
O começo do ano deixou no vermelho 14 tipos de carteiras. Os fundos de ações responderam pelos maiores mergulhos, na maior parte dos casos superiores ao do próprio Ibovespa. Quatro tipos de fundos de ações – setoriais, “small caps”, IBrX Ativo e sustentabilidade e governança – tiveram perda superior aos 4,52% do principal índice da bolsa brasileira.
Na renda variável, o menor prejuízo é dos fundos que compram boas pagadoras de dividendos, com queda de 3,61%.
Campeões de rentabilidade no ano passado, juntamente com as carteiras cambiais, os fundos “long and short” direcionais, que aproveitam distorções do mercado para fazer arbitragem entre ativos, marcam prejuízo de 0,08% nas primeiras semanas de janeiro.
Apenas um tipo de fundo multimercado, o que se dedica aos segmentos de juros e moedas, ficou no campo positivo no período. Mesmo assim, perde para o CDI. O maior prejuízo é dos multimercados macro, que apostam em uma tendência para os ativos, com queda de 0,41%. No ano passado, desconsiderados os fundos “long and short”, eles foram os únicos multimercados a bater o CDI.
 
Fonte: Valor Online | JSANTOS Consultores