Arquivo Noticias - JSANTOS Consultores Associados https://jsantosconsultores.com.br/noticia/ Soluções personalizadas para Fundos de Pensão Mon, 13 Feb 2023 15:46:12 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.4.4 https://jsantosconsultores.com.br/wp-content/uploads/2023/08/cropped-azul-32x32.png Arquivo Noticias - JSANTOS Consultores Associados https://jsantosconsultores.com.br/noticia/ 32 32 143204503 Por mais livrarias. Por mais cultura. https://jsantosconsultores.com.br/noticia/por-mais-livrarias-por-mais-cultura/ Mon, 13 Feb 2023 13:15:29 +0000 https://jsantosconsultores.com.br/?post_type=noticias&p=35652 Por que o Brasil está perdendo suas livrarias e leitores? Por Jusivaldo Almeida Como escritor,...

O post Por mais livrarias. Por mais cultura. apareceu primeiro em JSANTOS Consultores Associados.

]]>

Por que o Brasil está perdendo suas livrarias e leitores?

Por Jusivaldo Almeida

Como escritor, penso que o motivo seja a falta de estímulo ou de estrutura. Ou, talvez fatores sociais e políticos   #EuApoioAsLivarias

Precisamos de mais livrarias, tais como  “A Livraria Cultura, Livraria Saraiva, Livraria Simples, Miuda, Pe de Livro, Livraria Cabeceira, Megafauna, Mandaria,” e tantas outras que se empenham diariamente na venda de livros. A questão aqui não é o porte da livraria (grande, média ou pequena). E sim a questão da “Cultura do povo brasileiro” dos “Programas de Governo”.

As livrarias fazem parte da história dos leitores, escritores, livreiros, bibliotecários, contadores de histórias, editoras e suas instalações precisam continuar a existir.

Escolher #ler um livro, é escolher ter a experiência com a sensação tátil das páginas, sentir o cheiro e a textura do papel, o livro impresso é experienciar novos caminhos  cognitivos. Ler histórias para crianças com um livro na mão, pode se fazer registrar uma lembrança muito saudável para elas.

É verdade…

No Brasil lemos pouco, se compararmos a outros rankings de leitores de outros países.

O valor de um livro impresso ainda é caro para popularizar, e o digital muitas vezes é restrito ao público mais carente.

É verdade também que muitos de nós dizemos não ter tempo para leitura, mas temos muito tempo para outras distrações como usar a internet, acessar WhatsApp, redes sociais e assistir filmes e TV em casa.

Tá tudo certo, são escolhas!

Mas, creio que os pais, professores, amigos devem continuar motivando a leitura.

Por fim, defendo políticas públicas que tragam investimentos nos profissionais formadores do hábito de leitura em todo ciclo da vida social.

Com isso, creio que as livrarias brasileiras deveriam ter atenção e socorro financeiro estruturado do Governo.

E você, o que acha?

#pormaislivros #pormaiscultura #livros #livrarias #cultura #leitura

O post Por mais livrarias. Por mais cultura. apareceu primeiro em JSANTOS Consultores Associados.

]]>
35652
PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR: Precisamos incluir as pequenas e médias empresas de lucro presumido no sistema de Previdência Complementar https://jsantosconsultores.com.br/noticia/previdencia-complementar-entrevista-com-nilton-molina-precisamos-incluir-as-pequenas-e-medias-empresas-de-lucro-presumido-no-sistema-de-previdencia-complementar/ Mon, 30 Jan 2023 19:05:19 +0000 https://jsantosconsultores.com.br/?post_type=noticias&p=35105 Em entrevista exclusiva ao Blog Abrapp em Foco, o Presidente do Conselho de Administração da...

O post PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR: Precisamos incluir as pequenas e médias empresas de lucro presumido no sistema de Previdência Complementar apareceu primeiro em JSANTOS Consultores Associados.

]]>

Em entrevista exclusiva ao Blog Abrapp em Foco, o Presidente do Conselho de Administração da Mongeral Aegon, Nilton Molina, analisa os fatores que impedem o maior crescimento da Previdência Complementar Fechada em nosso país. Um dos profissionais com maior experiência e ainda em plena atividade no setor, Molina defende priorizar duas propostas tributárias para alcançar o fomento da cobertura de planos previdenciários.

“A primeira é equiparar as regras tributárias do PGBL e do VGBL com os fundos de pensão. Segundo, 80% do PIB brasileiro é gerado por empresas médias e pequenas de lucro presumido, e não lucro real. Precisamos incluir dentro do sistema esses 80% do PIB, oferecendo para as empresas que pagam imposto de renda pelo lucro presumido, diz em trecho da entrevista. Confira a seguir na íntegra:

 

Blog Abrapp em Foco: O que impede o crescimento dos planos Previdência Complementar Fechada?

O primeiro problema é que toda estrutura regulatória do negócio de fundos de pensão fechados foi construída ou está vigente com um olhar voltado aos planos de benefício definido. São planos totalmente diferentes de contribuição definida, porque o patrocinador e o próprio participante assumem riscos. Os planos de previdência fechada nasceram como complementares do seguro social. Isso implica em riscos, ao mesmo tempo, de longevidade, de taxa de juros e da própria previdência social.

Há quantos anos não nasce um fundo de pensão patrocinado por empresa privada para cobrir risco de benefício definido? Há muitas décadas que não surge um novo plano de benefício definido. Não obstante, toda a regulamentação do sistema mantém o foco nesse tipo de plano. A totalidade dos planos novos, inclusive os fechados patrocinados por empresas públicas ou privadas, não oferece mais o benefício vitalício.

Blog Abrapp em Foco: Não são criados mais planos de benefício definido, mas ocorre a criação de planos de contribuição definida, principalmente instituídos. O que falta para esse tipo de planos crescerem mais?

Nilton Molina: Quando um indivíduo coloca dinheiro do seu próprio bolso em um fundo fechado instituído, ele tem enormes restrições de como aproveitar esse recurso quando quiser parar de contribuir e começar a receber. A primeira grande questão que está na mesa para que os fundos de pensão fechados continuem a crescer é uma modernização das regras operacionais e institucionais, com uma visão de que as relações de trabalho estão se modificando e que todos os planos novos são de contribuição definida. Para que possamos convencer uma empresa a fazer um plano hoje, temos de modernizar as regras.

Blog Abrapp em Foco: Poderia explicar um pouco mais por que as regras não são adequadas?

Nilton Molina: As normas para aproveitar os recursos do plano são tão ruins que forçam a pessoa a resgatar e pagar imposto. Ele não tem direito de, por exemplo, tirar um pedaço em um ano e no outro não querer nada. Tudo isso é possível fazer no PGBL ou no VGBL. É possível tirar um pedaço, pedir uma renda financeira e depois parar, e no fundo de pensão não pode. Fora disso, nascem ameaças como a do tesouro direto.

Blog Abrapp em Foco: Poderia explicar a concorrência com o Tesouro Direto?

Nilton Molina: Cerca de 90% dos ativos do fundo de pensão estão alocados em papéis do governo. Aí aparece o tesouro direto fazendo plano de previdência sem cobrar taxa nenhuma. Além disso, como se recolhe imposto de renda pelo formulário simplificado, o participante acaba sendo bitributado.

Blog Abrapp em Foco: Quais as propostas para corrigir as distorções?

Nilton Molina: São duas questões. A primeira é equiparar as regras tributárias do PGBL e do VGBL com os fundos de pensão. Segundo, 80% do PIB brasileiro é gerado por empresas médias e pequenas de lucro presumido, e não lucro real. Precisamos incluir dentro do sistema esses 80% do PIB, oferecendo para as empresas que pagam imposto de renda pelo lucro presumido. Essas duas propostas tributárias são as principais, ou seja, igualar o tratamento tributário entre abertas e fechadas e colocar para dentro o interesse da previdência privada às empresas que recolhem imposto de renda. Se fizer isso, já está bom.

Blog Abrapp em Foco: Tem alguma outra proposta de regra tributária?

Nilton Molina: Sim, caso a pessoa contribua para o plano por muitos anos não deveria pagar imposto nenhum. Até porque, se por exemplo, contribuiu por 30 anos, entregou dinheiro para o mercado, para a sociedade crescer, ele tem que receber um prêmio da sociedade.

Blog Abrapp em Foco: Como o incentivo tributário para as empresas de lucro presumido podem incentivar o fomento dos planos fechados?

Nilton Molina: As empresas privadas brasileiras têm dois sistemas para pagar imposto de renda: lucro real ou lucro presumido. No lucro real, se ela pagar uma contribuição para os seus empregados isso é conhecido como despesa operacional, se tiver sido oferecido para todos os empregados. Se é despesa operacional, ela abate do imposto a pagar. Então o empresário, além de beneficiar os empregados com um plano de previdência, ele também vai pagar menos imposto.

Ao contrário disso, em uma empresa que recolhe o imposto de renda pelo lucro presumido, não há na declaração uma caixinha para diminuir do resultado o que ela contribuiu para os empregados. Por tanto, se ele fizer um plano de previdência, ele não é beneficiado para redução de imposto a pagar. O empresário que se dispõe a colocar esse dinheiro por alguma razão, tem que receber uma retribuição para isso.

Blog Abrapp em Foco: O cenário político permite voltar a debater sobre isso? É uma oportunidade para colocar essas propostas para o novo governo?

Nilton Molina: Acredito que sim. O novo governo se diz muito mais representante do trabalhador que o anterior. Acho que o caminho passa pelo Ministério do Planejamento e demais ministérios que fazem o estudo institucional. Eu acho que é um momento oportuno sim para a gente voltar com força e conversar com o governo sobre tudo isso, principalmente com as duas propostas que enunciei.

Fonte: Blog Abrapp em Foco | 30.01.23

O post PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR: Precisamos incluir as pequenas e médias empresas de lucro presumido no sistema de Previdência Complementar apareceu primeiro em JSANTOS Consultores Associados.

]]>
35105
Os 100 anos da Previdência Social: uma conquista de todos https://jsantosconsultores.com.br/noticia/os-100-anos-da-previdencia-social-uma-conquista-de-todos/ Wed, 11 Jan 2023 20:17:47 +0000 https://jsantosconsultores.com.br/?post_type=noticias&p=34492 Por: Jarbas Antonio de Biaggi, Presidente executivo da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar...

O post Os 100 anos da Previdência Social: uma conquista de todos apareceu primeiro em JSANTOS Consultores Associados.

]]>

Por: Jarbas Antonio de Biaggi, Presidente executivo da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp)

Janeiro é o mês de celebração da Previdência Social. Há 100 anos, no dia 24 de janeiro de 1923, o Decreto nº 4.682, popularmente conhecido como Lei Eloy-Chaves, instituiu as primeiras Caixas de Aposentadoria e Pensão (CAPs) para os trabalhadores ferroviários.

A Lei sancionada pelo então Presidente da República, Arthur da Silva Bernardes, é considerada o marco da Previdência Social no Brasil e reconhecida pelo seu pioneirismo em relação aos direitos sociais, pois tratava do direito dos ferroviários a pensão, aposentadoria, assistência médica e auxilio farmacêutico.

As CAPs eram mantidas por empresas privadas que formavam os seus fundos de contribuição. A Lei estabelecia a arrecadação de 3% dos salários dos trabalhadores, 1% da renda bruta anual da empresa, um acréscimo de 1,5% sobre as tarifas da estrada de ferro e outros recolhimentos oriundos de aumentos, multas e donativos, por exemplo. As Caixas concediam dois tipos de aposentadorias: integral (30 anos de serviços e 50 anos de idade) e proporcional (com redução de 25%, para o trabalhador com 30 anos de serviços prestados e menos de 50 anos).

Em 1930 esse sistema passou por um importante processo de aperfeiçoamento e as CAPs foram substituídas pelos Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPAS), autarquias de nível nacional centralizadas no governo federal, passando a contemplar outras categorias profissionais.

Essa é a base que deu origem, após muitas transformações, ao sistema previdenciário que conhecemos hoje. São cerca de 26,7 milhões de aposentadorias e pensões no país atualmente, que recebem valores entre R$ R$ 1.320 (mínimo) e R$ 7.718,69 (teto).

Ao percorremos a história do sistema previdenciário, precisamos falar sobre o Regime Fechado e Previdência Complementar, que surge nos anos 70 (Lei nº 6.435 de julho de 1977) com uma proposta de alicerce sistemático, que institui benefícios complementares aos da previdência social e os planos privados de concessão de pecúnias ou renda. Hoje é reconhecido pelo seu pioneirismo em ser parte da solução para o crescimento do Brasil por meio da geração de poupança previdenciária.
Prestes a atingir a marca de 1 milhão de beneficiários, o sistema paga R$ 100 bilhões de recursos anualmente.

Da Previdência Social surgiu a Previdência Complementar Fechada, que é e sempre será parte da estrutura do Estado do bem-estar social. O objetivo da sua criação não é substituir, mas complementá-la, numa relação mútua.
O dia 24 de janeiro, também é reconhecido como o Dia Nacional do Aposentado (Decreto de Lei nº 6.926/81).

Os aposentados são exemplos para aqueles que estão iniciando as suas carreiras ou mesmo aqueles que já iniciaram. A trajetória nem sempre é fácil e requer muita disposição, disciplina e planejamento. A poupança previdenciária é o caminho para uma vida pós laborativa vivida na plenitude. Parabéns!

Nesse contexto, ficamos felizes que a finalidade do sistema de Previdência Complementar Fechada está sendo cumprida. Ver famílias protegidas e no pleno exercício da cidadania é a maior recompensa dos gestores de planos previdenciários. Temos orgulho disso!

Fonte: Blog Abrapp

O post Os 100 anos da Previdência Social: uma conquista de todos apareceu primeiro em JSANTOS Consultores Associados.

]]>
34492
Previdência Privada: Novo livro é lançado com diferentes visões de um sistema vencedor https://jsantosconsultores.com.br/noticia/novo-livro-e-lancado-com-diferentes-visoes-de-um-sistema-vencedor/ Thu, 27 Oct 2022 21:40:02 +0000 https://jsantosconsultores.com.br/?post_type=noticias&p=32947 Amigos Ancepianos, foi lançado este 43o Congresso Brasileiro de Previdência Privada (CBPP)  o livro O...

O post Previdência Privada: Novo livro é lançado com diferentes visões de um sistema vencedor apareceu primeiro em JSANTOS Consultores Associados.

]]>

Amigos Ancepianos, foi lançado este 43o Congresso Brasileiro de Previdência Privada (CBPP)  o livro O CAMINHO DAS  PEDRAS. São vários capítulos sobre a nossa previdência Complementar,  com vários especialistas oferecendo a sua visão a respeito de um sistema que ganha cada vez maior força”. É assim que o presidente Roque Muniz saúda a chegada da obra, tornada possível por seu inspirador e realizador, o escritor Jusivaldo Almeida, da JSantos Consultores Associados.

Roque Muniz é Presidente da Associação Nacional dos Contabilistas das Entidades de Previdência (ANCEP) e autor de um dos capítulos.

Saiba mais sobre essa sensacional e oportuna obra, através do depoimento a seguir de Jusivaldo Almeida:

 

O Caminho das Pedras – Trilhado por Dirigentes e Consultores, Cases de Sucesso sobre Comunicação, Educação Financeira, Governança e muito mais…”

O conteúdo da 1ª edição de 2022 possui um vasto saber da trilha de conhecimento nas áreas de atuação de diretores, conselheiros, consultores e demais especialistas em previdência privada, seguros, investimentos, auditoria e associações.

A obra agrega uma visão estratégica de boas práticas da Governança Corporativa aplicável às EFPC e suas patrocinadoras ou entes instituidores, passando, de forma continuada aos atuais e futuros técnicos, dirigentes e demais interessados no segmento, sua colaboração para as tomadas de decisões das EFPC.

Para a conclusão desta ação coletiva foram investidas 96 reuniões, 5  plantões de dúvidas e 6.200 quilômetros percorridos pelo “Caminho das Pedras”. Tudo isso em 4 meses, até o pré-lançamento no 43º CBPP, que contou com apoio institucional da ABRAPP e da ANCEP. Durante o evento foram distribuídos 100 exemplares autografados, que se esgotaram em poucos minutos.

O lançamento oficial ao público acontecerá no dia 7/11/2022 em São Paulo. Para demais informações e confirmação de presença no evento, basta se inscrever no link” https://jsantosconsultores.com.br/previdenciaprivada2022/

Jusivaldo Almeida é o organizador do livro e autor de outras três obras, professor, consultor especialista em previdência privada e conselheiro do segmento desde 1994.

 

O post Previdência Privada: Novo livro é lançado com diferentes visões de um sistema vencedor apareceu primeiro em JSANTOS Consultores Associados.

]]>
32947
Quanta Previdência supera a marca de 150 mil participantes com forte crescimento nos últimos 4 anos https://jsantosconsultores.com.br/noticia/quanta-previdencia-supera-a-marca-de-150-mil-participantes-com-forte-crescimento-nos-ultimos-4-anos/ Tue, 27 Sep 2022 18:55:34 +0000 https://jsantosconsultores.com.br/?post_type=noticias&p=32593 Os planos administrados pela Quanta Previdência já superam a marca de mais de 150 mil...

O post Quanta Previdência supera a marca de 150 mil participantes com forte crescimento nos últimos 4 anos apareceu primeiro em JSANTOS Consultores Associados.

]]>

Os planos administrados pela Quanta Previdência já superam a marca de mais de 150 mil participantes distribuídos em todo o país. “Nos últimos 4 anos, mesmo em meio à pandemia, o crescimento foi de 160%, resultado de um planejamento estratégico ousado e ambicioso, que visava crescer exponencialmente, de forma segura e sustentável, com inovação, tecnologia de ponta e educação financeira acessível, simples e democratizada”, diz comunicado da entidade.

O Presidente do Conselho Deliberativo, Carlos Gilberto Crippa, comemora os resultados alcançados. “Temos trabalhado para despertar uma nova consciência sobre o amanhã, que precisa ser preparado também com planejamento financeiro, para que a longevidade aconteça com qualidade de vida”. Nesse sentido, o dirigente destaca que a entidade está em vias de definir novas estratégias de atuação e crescimento, com a elaboração do planejamento estratégico 2023/2026, que elencará os objetivos e resultados chave a serem perseguidos pela entidade.

Ele também destaca a aprovação do “modelo de gestão”, que resultou na declaração e oficialização de um “código de cultura vanguardista”, no qual todos os funcionários, parceiros e dirigentes têm a clareza de como a Quanta realizará sua estratégia.

A Diretora Executiva da Quanta, Denise Maidanchen, destaca que um dos papéis da entidade é gerar novas oportunidades de impacto social e que agreguem valor aos participantes e às cooperativas Instituidoras. “Temos que proporcionar experiência incríveis na administração dos planos de previdência, para que esses sejam relevantes na vida das pessoas e das cooperativas, e que as soluções sejam reconhecidas pelo fluxo contínuo e cadência de aprimoramentos, para que continuemos sendo uma instituição diferenciada no mercado”, diz.

Ela ressalta ainda, que além de todo propósito envolvido, a previdência cooperativa tem sido um instrumento efetivo e muito diferenciado de maximização financeira, complementa “com as menores taxa de administração de mercado, uma estrutura robusta e bem diversificada de gestão de investimentos, os planos da Quanta ultrapassaram o patrimônio de R$ 5 bilhões com rentabilidade acumulada de 135% do CDI, noperfil conservador, janela de 48 meses”.

Tecnologia para impulsionar – Diante dos investimentos e do crescimento registrado nos últimos anos, já existe uma nova meta, anunciada pelo Diretor de Tecnologia e Operações da Quanta, Glauco Milhomem Balthar. “Podemos evoluir ainda mais, pois conquistamos capacidades da economia digital, como mobile first, onboarding simples e intuitiva, que democratizam a adesão e o acompanhamento do plano, o que nos leva, com confiança, a planejar as próximas metas: 300 mil, 500 mil e, por que não, 1 milhão de participantes”.

O Diretor destaca ainda, que o Digital Empático e Humanizado, que permite o relacionamento e o feedback, é um diferencial importante, pois a Quanta é determinada e inquieta pelo encantamento, por exceder as expectativas, por entregar cada vez mais valor nas suas interações.

Maioridade – Em 2022, a Quanta Previdência completa 18 anos de atividades e os objetivos desta nova etapa incluem o lançamento de planos junto a cooperativas de diversos segmentos, associações e também empresas, com formato ainda mais acessível e tecnológico, seja nos produtos de previdência, seja nos produtos de proteção familiar, oferecidos pela entidade.

Fonte – https://blog.abrapp.org.br/

 

O post Quanta Previdência supera a marca de 150 mil participantes com forte crescimento nos últimos 4 anos apareceu primeiro em JSANTOS Consultores Associados.

]]>
32593
Emissão de títulos sustentáveis bate recorde https://jsantosconsultores.com.br/noticia/emissao-de-titulos-sustentaveis-bate-recorde/ Tue, 27 Sep 2022 18:40:51 +0000 https://jsantosconsultores.com.br/?post_type=noticias&p=32592 Foram captados US$ 20 bilhões nos últimos dois ano As emissões de títulos ligados a...

O post Emissão de títulos sustentáveis bate recorde apareceu primeiro em JSANTOS Consultores Associados.

]]>

Foram captados US$ 20 bilhões nos últimos dois ano

As emissões de títulos ligados a projetos de sustentabilidade ou a metas de governança ambiental e social bateram recorde no Brasil. Segundo estimativas divulgadas ontem (26) pelo Banco Central, em 2020 e 2021 foram lançados US$ 20 bilhões por meio desse tipo de papel.

Com base nos dados da  consultoria Natural Intelligence (NINT), o BC constatou que o crescimento é exponencial. Entre 2015 e 2019, a emissão de títulos sustentáveis somou cerca de US$ 6 bilhões, um terço do registrado nos dois anos seguintes.

De acordo com o Banco Central, o Brasil responde por pouco mais de 1% das emissões de títulos sustentáveis do mundo, que somaram US$ 1,6 trilhão em 2020 e 2021, sendo que no caso brasileiro as empresas não financeiras são as principais emissoras de títulos sustentáveis. Desde 2016, elas concentram 88% dos papéis desse tipo lançados no mercado externo e 89% do volume doméstico.

A maior parte dos recursos levantados vem do exterior. O mercado internacional representa 74% do volume financeiro arrecadado pelas empresas desde 2015, com o mercado doméstico respondendo pelos 26% restantes.

Juros sobem e Bolsas caem

Em dia de profunda aversão ao risco, ontem os juros subiram e as bolsas caíram no Mundo e no Brasil. No caso brasileiro, as incertezas foram agravadas pela proximidade das eleições.

Os juros DI para 2023 tiveram suas taxas ganhando três pontos-base, a 13,70%, e os para 2025 viram as suas ganharem 20 pontos, a 11,82%. Os DIs para 2027 e 2029 ganharam, respectivamente, 27 e 28 pontos, a 11,68% e 11,81%. Os rendimentos dos DIs para 2031 subiram 26 pontos, a 11,88%

Comentários pessimistas, vindos de atores relevantes, pioraram o cenário. ““Temos múltiplas crises, choques simultâneos, como choques de energia, do clima, de preços de alimentos, atingindo os países ao mesmo tempo”, disse a diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala,ao afirmar que o Mundo está ingressando em um quadro recessivo

Resultado pior que o esperado

É interessante que investidores saibam que o Brasil registrou déficit em transações correntes de US$ 4,1 bilhões em julho, impactado por um aumento das remessas de lucros e dividendos ao exterior e um recuo nos saldos comercial e de serviços frente ao mesmo mês do ano passado, informou o Banco Central ontem (26).

O mercado apostava em um superávit de US$ 500 milhões.

Leia mais em    Emissões de títulos sustentáveis batem recorde no Brasil | Agência Brasil (ebc.com.br)

Leia mais em      IBGC | Especialistas debatem o combate à corrupção como pilar do ESG

Leia mais em     Brasil registra déficit em conta corrente de US$ 4,1 bilhões em julho, pior que o esperado – Forbes

Leia mais em       Ibovespa cai 2,33%, em dia de aversão ao risco global; dólar avança 2,50% frente ao real – InfoMoney

Os assinantes podem ler mais em     Recessão será global, diz diretora da OMC | Mundo | Valor Econômico (globo.com)

Os assinantes podem ler  mais em     Tensão cresce e dólar volta a rondar os R$ 5,40 | Finanças | Valor Econômico (globo.com)

Os assinantes podem ler mais em    Veja a cotação do dólar hoje; libra e Bolsa caem – 26/09/2022 – Mercado – Folha (uol.com.br)

Assinantes podem ler mais em    Dólar alcança maior valor em dois meses e Bolsa cai em semana de eleição e com cenário externo ruim (estadao.com.br)

O post Emissão de títulos sustentáveis bate recorde apareceu primeiro em JSANTOS Consultores Associados.

]]>
32592
Ancep realizará live sobre a Instrução Normativa Previc N° 42/2021 no próximo dia 25 de outubro https://jsantosconsultores.com.br/noticia/ancep-realizara-live-sobre-a-instrucao-normativa-previc-n-42-2021-no-proximo-dia-25-de-outubro/ Mon, 26 Sep 2022 18:56:50 +0000 https://jsantosconsultores.com.br/?post_type=noticias&p=32594 A Ancep realizará o evento online “Con stituição Contábil de Provisões para Perdas Associadas ao...

O post Ancep realizará live sobre a Instrução Normativa Previc N° 42/2021 no próximo dia 25 de outubro apareceu primeiro em JSANTOS Consultores Associados.

]]>

A Ancep realizará o evento online “Con

stituição Contábil de Provisões para Perdas Associadas ao Risco de Crédito – Conceito e Prática da Instrução Normativa Previc N° 42/2021”, no próximo dia 25 de outubro, das 14h às 18h. A live falará sobre conceitos da referida instrução, a aplicabilidade na prática dos lançamentos contábeis e impactos no extra contábil a partir de janeiro, entre outros pontos.

O evento visa discutir e esclarecer os aspectos da Normativa Previc 41/2021, em que todas as EFPCs deverão definir a sua Política de Gestão de Risco de Crédito, a partir de 1° de janeiro de 2023. O encontro conta com o apoio institucional da Abrapp.

A abertura será realizada por Roque Muniz de Andrade, Membro da Comissão Técnica de Contabilidade Abrapp. Também estarão presentes 4 palestrantes: Paulo Machado, Sócio Sênior da JCM Consultores; Rafael Sampaio, Sócio da PPS Portfolio Performance; Rodrigo Prado, Sócio Consultor da JCM Consultores; e Wallace Costa, Gerente de Contabilidade da JCM Consultores.

Clique aqui para mais informações e inscrição.

Fonte – https://blog.abrapp.org.br/

 

O post Ancep realizará live sobre a Instrução Normativa Previc N° 42/2021 no próximo dia 25 de outubro apareceu primeiro em JSANTOS Consultores Associados.

]]>
32594
Senado adia votação de prazo maior para adesão de servidores à Funpresp https://jsantosconsultores.com.br/noticia/senado-adia-votacao-de-prazo-maior-para-adesao-de-servidores-a-funpresp/ Fri, 23 Sep 2022 19:14:25 +0000 https://jsantosconsultores.com.br/?post_type=noticias&p=32595 O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, adiou para a semana que vem a votação da...

O post Senado adia votação de prazo maior para adesão de servidores à Funpresp apareceu primeiro em JSANTOS Consultores Associados.

]]>

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, adiou para a semana que vem a votação da Medida Provisória (MP) 1.119/2022 que se transformou num Projeto de Lei de Conversão e ampliou — até 30 de novembro — o prazo para que os servidores da União possam migrar para a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp).

Vale lembrar que, se não for votado até o dia 5 de outubro, o texto que prevê a migração do funcionalismo federal para a previdência complementar perderá a validade.

Lembrando que a  Funpresp-Exe alcançou a importante marca de R$ 6 bilhões em patrimônio administrado nesta sexta-feira, 23 de setembro de 2022. O valor foi atingido menos de nove meses após alcançar o montante de R$5 bilhões no início de janeiro deste ano.

Além disso, a rentabilidade acumulada da entidade, desde fevereiro de 2013, atingiu 155,56% em agosto, acima do índice de referência para os planos (154,82%), e dos principais índices do mercado financeiro, como o CDI (119,63%) e o Ibovespa (90,10%). A instituição também apresentou rentabilidade positiva de 1,38% no mês, contra -0,03% do índice de referência.

Leia mais em   Patrimônio administrado pela Funpresp-Exe atinge o marco de R$ 6 bilhões | Abrapp em Foco.

Leia mais em    Giro das associadas: Celos, Faelce e PrevNordeste | Abrapp em Foco

Fonte – https://www.prevdigest.com/

O post Senado adia votação de prazo maior para adesão de servidores à Funpresp apareceu primeiro em JSANTOS Consultores Associados.

]]>
32595
IN 42: As melhores técnica e didática em um mega evento https://jsantosconsultores.com.br/noticia/in-42-as-melhores-tecnica-e-didatica-em-um-mega-evento/ Thu, 22 Sep 2022 17:50:34 +0000 https://jsantosconsultores.com.br/?post_type=noticias&p=32429 A ANCEP prepara um mega evento para esclarecer tudo e fornecer todas as informações necessárias...

O post IN 42: As melhores técnica e didática em um mega evento apareceu primeiro em JSANTOS Consultores Associados.

]]>

A ANCEP prepara um mega evento para esclarecer tudo e fornecer todas as informações necessárias a respeito da constituição contábil de provisões para perdas associadas ao risco de crédito, apenas 1 ano  após a Previc ter publicado a Instrução Normativa nº 42/2021. Será uma oportunidade imperdível de esclarecer todos os pontos da matéria, no exato momento em que os ancepianos mais necessitam desse esclarecimento.

 

Programado para acontecer na forma online, a programação vai ter lugar em 25 de outubro, entre 14h e 18 horas, como sempre oferecendo um time sempre elogiado por seus conhecimentos e didática utilizada

Fonte: A PREVDIGEST

Maiores informaçõeswww.ancep.org.br / fones (21) 2253-0464 / e-mail treinamento@ancep.org.br

O post IN 42: As melhores técnica e didática em um mega evento apareceu primeiro em JSANTOS Consultores Associados.

]]>
32429
Previc publica Resolução nº 15/2022 sobre operacionalização da retirada de patrocínio e rescisão de convênio de adesão https://jsantosconsultores.com.br/noticia/previc-publica-resolucao-no-15-2022-sobre-operacionalizacao-da-retirada-de-patrocinio-e-rescisao-de-convenio-de-adesao/ Thu, 22 Sep 2022 17:40:37 +0000 https://jsantosconsultores.com.br/?post_type=noticias&p=32428 Foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 21 de setembro, a Resolução Previc...

O post Previc publica Resolução nº 15/2022 sobre operacionalização da retirada de patrocínio e rescisão de convênio de adesão apareceu primeiro em JSANTOS Consultores Associados.

]]>

Foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 21 de setembro, a Resolução Previc nº 15/2022 que dispõe sobre o licenciamento e a operacionalização da retirada de patrocínio e da rescisão unilateral de convênio de adesão das entidades fechadas de previdência complementar (EFPC). A nova norma regulamenta os aspectos operacionais e prazos a serem obedecidos em relação às disposições da Resolução CNPC nº 53/2022.

Vale lembrar que a nova Resolução da Previc passou por consulta pública, sendo que a Abrapp encaminhou diversas sugestões de melhorias produzidas no âmbito de suas comissões técnicas. Diversas sugestões foram acolhidas na versão publicada pela autarquia. O que se destaca, de forma inicial, é a dilação de alguns prazos, quando comparada a Resolução Previc nº 15/2022 com os aspectos operacionais que eram previstos na Resolução CNPC nº 11/2013, como exemplo da “data de protocolo”, que era de 180 dias e passou para 240 dias, explica Eduardo Lamers, Assessor da Superintendência Geral da Abrapp. 

Outro ponto relevante, também decorrente de sugestão da Abrapp, foi a inclusão da possibilidade de realização de consignação extrajudicial, quando o participante ou assistido não for localizado, permanecer inerte ou recusar-se a receber o valor a que faz jus em razão da retirada de patrocínio. A nova regra pode trazer redução de custos e de procedimentos para as EFPC, completa Lamers, após realizar uma análise preliminar da nova resolução.

Fonte: AbrappemFoco

O post Previc publica Resolução nº 15/2022 sobre operacionalização da retirada de patrocínio e rescisão de convênio de adesão apareceu primeiro em JSANTOS Consultores Associados.

]]>
32428